sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os dez mandamentos do PODEROSO CHEFÃO para o mundo dos negócios


1- Faça ofertas irrecusáveis Seja empunhando uma arma ou colocando a cabeça de um puro-sangue na cama do seu dono, as ofertas de Vito Corleone são assim. A lição: mostre o que a pessoa tem a perder caso não aceite sua proposta.

2- Ganhe respeito Quando lhe oferecerem dinheiro em vez de favores, Don Vito sussurra: “ O que eu te fiz para merecer tanto desrespeito?”. A fórmula é simples: diga que os inimigos se seus amigos são seus inimigos e mostre que você pode bancar essa afirmação.

3- Nunca deixe saber o que você está pensando A afirmativa é de Michael Corleone, em O Poderoso Chefão III, mas é uma conduta de vida para Don Vito, um homem de poucas mas valiosas palavras.

4- Sutileza é tudo Mensagens sicilianas são um tanto obscuras, mas se fazem entender. Por exemplo, o que significa receber peixes embrulhados em um jornal? Que alguém está “dormindo com os peixes”, isto é, foi morto e teve o corpo jogado ao mar.

5- Tenha um consigliere Grandes líderes têm conselheiros de confiança. Vito Corleone tem Tom Hagen. Mas não procure o seu no jornal.

6- Favores não têm preço Vito Corleone costuma afirmar que “nunca esquece um favor”. E quando é ele quem faz a “boa ação”, explica que um dia pedirá algo em troca. Mas ele nunca pede um segundo favor se o primeiro for recusado. Capisce?

7- Separe negócios de vida pessoal seja quando Don Vito é baleado, seja quando Michael assassina o policial corrupto, fica claro que tudo não passa de negócios.

8- Nunca vá contra a família essa é a lição de Michael para Fredo quando este defende Moe Greene, dono de um cassino. Isso vale para sua carreira: sempre defenda os interesses de quem te abriga.

9- Mantenha seus amigos perto e seus inimigos ainda mais perto Michael faz isso com o cunhado Carlos, que traiu seu irmão Sonny, e com Hyman Roth, que baleou sua casa. Trata-os bem, ganha sua confiança e depois os elimina.

10- Sempre há alguém de olho em seu lugar O jovem Vito mata o chefão Fanucci por discordar de seus métodos e ganha a simpatia dos comerciantes do bairro. Se não quiser que tomem seu lugar, mereça o respeito de seus governados.

CHIVAS LIVE WITH CHIVALRY

Um comentário:

Dihemis disse...

Acho que vou criar minha família nas leis dos Corleones!!!